Call of Duty 4: Modern Warfare (ou Call of Duty: Modern Warfare) é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Infinity Ward e publicado pela Activision para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, Mac OS X e Nintendo Wii. Um jogo separado para console de mão foi feito do zero para o Nintendo DS. O jogo foi lançado na América do Norte, Austrália e Europa em novembro de 2007 para consoles e Windows. Foi lançado para o Mac em setembro de 2008 e para o Wii em novembro de 2009, recebendo o título de Reflex Edition.[1] É o quarto jogo da série Call of Duty (excluindo pacotes de expansão), e o primeiro na linhaModern Warfare da franquia, seguido por uma sequência direta, Call of Duty: Modern Warfare 2. O jogo sai do cenário de II Guerra Mundial dos jogos anteriores da série, se passando nos dias modernos.
A história se passa em 2011, onde um líder radical executou o presidente de um país não nomeado no Oriente Médio, e um movimento "Ultranacionalista" inicia uma guerra civil na Rússia. Os conflitos são vistos da perspectiva de um Fuzileiro americano e de um soldado do Serviço Aéreo Especial britânico, se passando em múltiplas locações, incluindo o Oriente Médio, Azerbaijão, Rússia eUcrânia. A porção multijogadores do jogo apresenta vários modos, e contém um sistema de níveis que permite que o jogador destrave armas adicionais, acessórios e esquemas de camuflagens enquanto avançam.
Aclamado pela crítica, Call of Duty 4: Modern Warfare recebeu uma nota agregada de 92% no GameRankings e de 94/100 noMetacritic. A jogabilidade e a história foram recebidas com muitos elogios, enquanto as críticas se focaram na falha do jogo em não tentar renovar o gênero de tiro em primeira pessoa. O jogo venceu inúmeros prêmios e foi o jogo mais vendido de 2007, vendendo aproximadamente 7 milhões de cópias no mundo inteiro.
O jogador assume o papel de vários personagens durante a campanha de um jogador. O envolvimento dos personagens na trama ocorre simultaneamente e se sobrepõe aos eventos no jogo. Como tal, a perspectiva do jogador muda de um personagem para o outro entre as missões. Depois do jogador terminar a campanha, ele/ela pode destravar códigos como munição infinita ao coletar "inteligência inimiga".
Cada missão apresenta uma série de objetivos; o jogador é levado a cada um deles através do HUD, que marca a direção e a distância. Alguns objetivos requerem que o jogador chegue a um checkpoint, enquanto outros objetivos requerem que o jogador elimine inimigos em um local específico, fique em sua posição para defender um objetivo, ou coloque um explosivo em uma instalação inimiga. Depois dos créditos finais, uma missão especial de epílogo é destravada para ser jogada, apresentando uma esquadrão de quarto homens resgatando um VIP de terroristas que sequestraram um avião comercial.
Diferentemente dos jogos anteriores da série Call of Duty, o jogo possui equipamentos modernos e novas características, algumas exclusivas para a parte multijogador do jogo, como "killstreaks"; ao matar um certo número de inimigos sem o jogador morrer entre as mortes permite acesso a vários recursos incluindo ataques aéreos e suporte de helicóptero. Um personagem pode ficar posicionado em um de três posições: em pé, agachado ou deteitado; cada um afetando a taxa de movimento do personagem, precisão e discrição. Usar uma cobertura ajuda o jogador eveitar fogo inimigo ou recuperar vida depois de um dano significante. Como tal, não existem bônus de vida ou de proteção. Quando o personagem recebe dano, as bordas da tela brilham em vermelho e o batimento cardíaco do personagem aumenta. Se o personagem ficar fora da linha de fogo, ele pode se recuperar. Quando o personagem esta do raio da explosão de uma granada, um marcador indica a direção da granada, ajudando o jogador a jogá-la de volta para o inimigo ou fugir.